terça-feira, 20 de agosto de 2013

Atletas russas negam que comemoração ao pódio tenha sido "ato de protesto"

As velocistas russas Kseniya Ryzhova e Yulia Gushchina disseram esta terça que estão indignadas com o seu agora infame beijo ao pódio no Campeonato Mundial de Atletismo e negaram que isso foi um ato de protesto contra a controversa lei anti-gay russa.



"Ontem eu recebi telefonemas de provavelmente 20 diferentes meios de comunicação e, em vez de felicitar-nos pela medalha de ouro, eles decidiram insultar a mim, Yulia e a toda a federação", disse Ryzhova em uma conferência de imprensa de Moscou.

Ryzhova e Guschina são membros da equipe de revezamento da Rússia, vencedoras da medalha de ouro na modalidade 4x400m.

Uma fotografia do beijo pódio circulou amplamente na mídia internacional, com ampla divulgação, sugerindo que o beijo foi um ato premeditado de desafio e um possível teste da lei.

Guschina taxou a foto de "fantasia doente" do fotógrafo.

Ryzhova reiteirou aos repórteres que ambas possuem maridos e não possuem "qualquer relacionamento intimo".

"Nós treinamos durante oito anos no mesmo grupo e há uma boa amizade entre nós", disse ela.

A controversa lei proíbe a promoção da homossexualidade a menores de idade, porém ainda há muita incerteza sobre como ela será aplicada.

Em meio a apelos internacionais para o boicote dos próximos Jogos Olímpicos de Sochi 2014, a controvérsia pairava ligeiramente sobre os campeonatos mundiais, com a grande campeã russa de salto com vara Yelena Isinbayeva defender veementemente a lei na quinta-feira para após dizer que o fato teria sido "mal interpretado".

A saltadora sueca Emma Green Tregaro chamou atenção naquele dia quando pintou as unhas com as cores do arco-íris em apoio aos direitos gays durante a qualificação. Ela competiu nos últimos dois dias com cores vermelhas após as autoridades de atletismo suecas lhe dizer que fazer isso de novo pode ser uma violação à conduta da IAAF.

O campeonato se encerrou no domingo.


Post Scriptum: Várias outras agências internacionais de notícias como Yahoo News, New Zealand Herald e CNN publicaram essa matéria a fim de esclarecer a total desinformação propagada pela mídia.

Alertamos a forte diferença entre as culturas russa e ocidental que, além de muitos outros detalhes culturais, o beijo na boca, na Rússia, tem um caráter muito mais reverente e íntimo do que no Ocidente. Na Rússia, o beijo na boca é um cumprimento, só que mais forte, sem ter conotação sexual nenhuma, mas apenas de relação de amizade ou até mesmo de respeito, mas que, a despeito disso, não é feito "à torto e à direito", apenas em momentos especiais e de importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário