segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Forças de intervenção da OTAN realizarão manobras de grande escala

As unidades das Forças de intervenção da OTAN realizarão uma série de manobras de grande escala entre agosto e novembro de 2013, informou o serviço de imprensa Alianza Atlántica.



Entre 25 de agosto e 5 de setembro se realizarão as manobras Brilliant Arrow na Noruega. O objetivo será avaliar a compatibilidade dos integrantes da Força de intervenção. Participarão aproximadamente 800 efetivos e 50 aviões de combate.

As unidades navais e terrestres da Força participarão de manobras a parte, Brilliant Mariner, que serão realizadas desde o final de setembro até início de outubro.

A série de manobras terminará com o exercício Steadfast Jazz, que se realizará em novembro nos países bálticos e na Polônia e irá incorporar os componentes terrestre, aéreo e naval das Forças de intervenção da OTAN.

O vice-ministro de Defesa russo, Anatoli Antonov,  comentou anteriormente que os exercícios Steadfast Jazz evocam a época da "guerra fria". De acordo com o roteiro desse exercício, Polônia é agredida e a OTAN aplica o Artigo 5 do Tratado de Washington, que estabelece a obrigação de defesa mútua e coletiva em caso de ataque a um dos membros da aliança.

Via Ria Novosti

Nenhum comentário:

Postar um comentário