quinta-feira, 31 de outubro de 2013

América do Sul culpa EUA por espionagem

Mercosul criticou fortemente os programas de vigilância global dos EUA.

“Condenamos a rede global de espionagem que o governo dos EUA desenvolveu, que incluiu a bisbilhotice sobre a presidente brasileira Dilma Rousseff”, disse nesta Quarta-Feira o Ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Elias Jaua, em encontro com diplomatas dos países membros do Mercosul na capital Caracas.

“Concordamos em condenar a espionagem mundial feita pelos EUA e discutimos que medidas seriam melhor tomadas pelos governos e sociedades como um todo”, acrescentou Jaua.

O Mercosul é uma união econômica e um acordo político entre Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, fundado em 1991. Seu propósito é promover mercado livre e o fluido movimento de bens, pessoas e dinheiro. Bolívia tornou-se membro em Dezembro de 2012.

O mercado combinado envolve mais de 250 milhões de pessoas e conta com mais de três quartos da atividade econômica no continente, ou um GDP combinado de $1.1 trilhão.

Sua afirmação veio depois de reportado que os EUA andavam bisbilhotando as comunicações da Dilma Rousseff. Os ministros de relações exteriores também discutiram como responder às espionagens massivas dos EUA.

O governo dos EUA ficou sob fogo da comunidade internacional depois das revelações que mostram que andou espionando muitos países, inclusive seus próximos aliados.

Na última semana, Te Guardian reportou que a Agência Nacional de Segurança (NSA) monitorou as conversações telefônicas de 35 líderes mundiais.

“Um oficial estadounidense proveu a NSA com 200 números telefônicos de 35 líderes...apesar do fato de que a maioria é provavelmente disponível via open source, os PCs (centros de produção de inteligência) notaram 43 telefones anteriormente desconhecidos. Estes números, além de muitos outros, foram requisitados”, de acordo com um documento providenciado pelo denunciante Edward Snowden.

“Esses números providenciaram informações importantes a outros números que também foram logo requisitados”, acrescentou.

Snowden, um ex-empregado da CIA, revelou dois programas secretos de espionagem dos EUA sob o qual a NSA e o Serviço Federal de Investigação (FBI) escutam milhões de telefones estadounidenses e europeus e buscam informações das maiores companhias de internet como Facebook, Yahoo, Google, Apple e Microsoft.

O escândalo da NSA tomou dimensões ainda maiores quando Snowden revelou informação sobre suas atividades de espionagem sobre países aliados.

O presidente da Junta de Chefes dos EUA, o General Martin Dempsey, admitiu em Julho que as exposições de Snowden provocaram danos sérios nas ligações dos EUA com outros países. “Houveram danos. Não penso que nós seremos capazes de calcular o declínio dessa imagem”.

via Presstv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário