sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Brasil e Alemanha buscam ação da ONU contra espionagem



Diplomatas do Brasil e da Alemanha se encontraram com representantes de alguns governos latino-americanos e europeus a fim de discutir um projeto de resolução da ONU que promove o direito de privacidade na internet, diz reportagem.

A reunião extraordinária, feita em Nova Iorque, é vista como “o primeiro esforço internacional para restringir as intromissões da Agência Nacional de Segurança dos EUA nas comunicações de rede de estrangeiros”, reportou a revista Foreign Police nesta Quinta-Feira, citando fontes diplomáticas.

Sobre este projeto de resolução, que busca expansão de direitos de privacidade inclusos na Convenção Internacional de Direitos Civis e Políticos para a Internet, pretende-se levar a voto no Comitê de Direitos Humanos da ONU no final de 2013.

O projeto, no entanto, não faz referência direta “a uma agitação de revelações de espionagem estadounidenses que causaram tumulto político ao redor do mundo, particularmente no Brasil e na Alemanha”, de acordo com a reportagem, mas quanto aos vazamentos, acredita-se que impulsionaram o alcance à ONU.

Foreign Police reportou que “o blowback dos vazamentos da NSA continua a agonizar os diplomatas e oficias militares dos EUA com relação a imagem dos EUA no exterior”.

“Isso é um exemplo dos piores aspectos das revelações do [antigo empresário da NSA Edward] Snowden”, um antigo oficial militar estadounidense “com profunda experiência na OTAN” é citado dizendo nesta reportagem.

“Será muito difícil para os EUA desenterrarem isto, embora estamos sem tempo. Os custos do curto prazo na credibilidade en a confiança são enormes”, afirmou o ex-oficial militar.

As revelações sobre os atos de espionagem dos EUA vêm como provisão nas afirmações do  Artigo 17 da Convenção Internacional de Direito Civil e Político, “Ninguém deve ser submetido à interferência arbitrária ou ilegal com sua privacidade, família, casa ou correspondência, nem a ataques ilegais ou sua honra e reputação”.

Também afirma que “todo mundo tem o direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques”.

Via Presstv

Nenhum comentário:

Postar um comentário