segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Irã pronto para lançar seu mais novo satélite Zafar

 
O novo satélite nacional 'Zafar' (Vitória), será lançado ao espaço em princípios do próximo ano persa (inicia em 21 de Março de 2014), informou nesta Segunda o diretor do Centro de Investigações da Universidade de Ciência e Indústria do Irã, Husein Bolandi.
 
'Zafar', construído no marco do segundo projeto espacial da Universidade, está equipado com GPS, ODS e sistemas avançados de posicionamento; é capaz de gravar imagens e enviar sinais de telecomunicações.
 
O protótipo de Zafar 1 foi apresentado há 3 anos, mas depois fizeram várias mudanças na aparência do satélite, e neste momento Zafar 2 está pronto para entrar em funcionamento.

A câmera de Zafar 2 foi melhorada e duplicada em precisão. Pelos sistemas do satélite, é detectável pelos engenheiros, determinando seu posicionamento na órbita.

Segundo Bolandi, este satélite tem uma vida útil de um ano e meio e pesa 90kg.

Zafar 2 é capaz de estabelecer comunicações com 256 usuários para intercambiar dados espaciais.

As imagens que transmite se emprega para monitorar reservas petrolíferas e minerais, supervisionar bosques, desertos, detectar problemas vegetais e catástrofes naturais.

Irã lançou em 2009 seu primeiro satélite nacional, 'Omid' (Esperança), convertendo-se assim na nona nação do mundo a dispor de tecnologia para o lançamento de satélites ao espaço.

Como um dos 24 membros fundadores do Comitê das Nações Unidas para os Usos Pacíficos do Espaço Exterior (fundado em 1959), Irã lançou vários satélites, entre eles os satélites 'Rasad' (Observador) em Junho de 2011 e 'Navid' (Presságio) em Fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário