quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Aos amantes de pão: trigo pode ser grave ameaça


As dietas sem glúten poderiam logo deixar de ser moda e converter-se em uma necessidade, adverte um estudo que revela que as proteínas do trigo podem ser prejudiciais para todos os seres humanos.

Milhões de pessoas seguem uma dieta livre de glúten. Algumas o fazem porque são celíacas, ou seja, intolerantes a esta substância, mas a maioria eliminou o glúten porque assegura que ajuda a perder peso e ganhar energia.

Além disso, quem não padece de doença celíaca salienta que notaram uma melhoria em sua saúde a dieta sem glúten, assegurando que essa dieta ajuda a tratar problemas médicos como dores de cabeça e das articulações, transtornos de pele, epilepsia, depressão e insônia.

De acordo com a investigação, o trigo moderno é capaz de produzir mais de 23.000 variedades diferentes de proteínas potencialmente daninhas. Uma das proteínas que se encontra no trigo e culpada por prejudicar a saúde é a Aglutinina de Germe de Trigo (WGA pela sigla em inglês), que forma parte da categoria das lectinas. Estas são capazes de acabar com as vilosidades no trato intestinal, causando, entre outros problemas, uma inflamação permanente. Além disso, a WGA é neurotóxica e pode inibir o funcionamento dos nervos, o que supõe uma importante preocupação para quem sofre de doenças neurológicas degenerativas como Alzheimer ou esclerose múltipla.

Dado que existe uma forte conexão entre o intestino e o cérebro através do nervo vago, os problemas intestinais podem afetar por sua vez o estado de ânimo das pessoas e inclusive seu comportamento.

A preocupação não é só para um pequeno segmento da população sensível ao glúten. É um assunto que afeta todos os seres humanos, ressalta o artigo.

"O que converte a WGA em única é que pode prejudicar diretamente a maioria dos tecidos do corpo humano sem necessidade que haja predisposição genética", explicou o investigador médico Sayer Ji.

Segundo o especialista, isso poderia explicar "porque as condições inflamatórias e degenerativas crônicas são endêmicas em populações que consomem trigo, inclusive nas que não se manifestam com frequência alergias ou intolerância ao glúten".

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário