segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Brasil e Argentina se aliam à Rússia para projetos nucleares



 

RT informou que a Rússia negocia com Argentina e Brasil a possibilidade de construir novas centrais nucleares. Segundo funcionários da nação eurasiática, os países da América Latina são muito interessantes para a Russia neste campo.

O diretor da agência russa Rosatom informou que um grupo de Estados latinoamericanos está interessado em desenvolver seus próprios programas nucleares.

“Uma série de países anunciou seus programas de desenvolvimento de energia nuclear, e o alcance destes programas é compreensível, mas não passaram ao nível da licitação. Por ora se mantêm conversações preliminares. Entre eles figuram, por exemplo, Argentina e Brasil. América Latina apresenta para nós um grande interesse”, afirmou Serguéi Kiriyenko, conselheiro delegado da corporação estatal Rosatom.

No final do ano passado informou-se que Argentina ia anunciar um concurso para a construção de uma central nuclear com capacidade de 1800 megavats. Neste país latinoamericano agora opera a central nuclear Atucha, com duas unidades de potência, uma das quais está sendo completada e cuja realização está prevista para este ano de 2014.

Quanto a Brasil, Rosatom mostrou interesse em particular como construtor e investidor no programa estatal de construção de entre quatro e oito centrais nucleares para 2030.

Ao mesmo tempo, o funcionário informou que a Rússia também mantém negociações com Eslováquia neste sentido, “mas a discussão segue sendo preliminar”, segundo Kiriyenko.

Nenhum comentário:

Postar um comentário