sábado, 21 de março de 2015

Tártaros da Crimeia estão prontos para levar Turquia e Rússia à Eurásia

Desde o início da crise na Ucrânia e do acontecido referendo do retorno da Crimeia à Federação Russa muitos da mídia ocidental especularam sobre que tipo de efeito teria a crise sobre a minoria tártara que existe na Crimeia. Muitos deles se surpreenderam ao ver que entre a população islâmica na Crimeia há muitos ativistas pró-Rússia que não têm uma opinião positiva sobre o governo da Junta de Kiev. Em entrevista para a revista acadêmica sérvia, Vasvi Ambduraimov, líder da organização dos tártaros da Crimeia "Mili Firka" fala sobre a história do seu povo e da situação na Crimeia.

1. Você poderia nos contar algo sobre você e sua organização e sua história, raízes e influências?
- Milly Firqa (traduzindo do Tártaro da Crimeia: o partido do Povo), a organização pública, foi criada na Crimeia em 2006 em resposta à política agressiva nacionalista da Ucrânia contra os "lutadores indígenas", quando a questão étnica dos tártaros da Crimeia chegou a um impasse. E a política da acelerada assimilação dos Tártaros da Crimeia pela dissolução da nação em todo o território da Ucrânia foi executada pelas autoridades da Ucrânia através da estrutura Kurultay Mejlis, criada por eles. A base da ideologia de Milly Firqa é a doutrina do grande educador do Leste Ismail Gasprinski sobre a unidade eslavo-turca nos espaços abertos da Eurásia como condição necessária da preservação e desenvolvimento dos mundos russo e turco e seu povo dentro de um sistema sociocultural. Agora a Organização Pública Republicana de Desenvolvimento Sociocultural da Crimeia de Milly Firqa (o nome completo da organização) está registrada no Ministério da Justiça da Federação Russa com o estatus de entidade legal. Eu tenho honra em liderar o Conselho de Milly Firqa e de representar a organização em todos os níveis.

2. Em muito da mídia ocidental podemos ouvir afirmações de Mustafa Dzemilev e sua organização "Mejlis" sobre repressão corrente contra os tártaros da Crimeia. Mustafa Dzemilev representa a verdadeira voz dos tártaros da Crimeia? Quanto da população tártara da Crimeia apoia ele?
- E não há surpresa. Sobre quem deveria escrever a grande mídia ocidental, quanto sobre os satélites e condutores de um euroatlantismo no ambiente da Crimeia Tártara quem é a estrutura da Kurultay Mejlis e suas cabeças Mustafa e Refat Chubarov?! Nenhum mortal pode ser a única voz para este ou estes povos. Sempre foi, é e continuará sendo Um-Acima de Tudo. Quanto ao apoio de Dzhemilev à Crimeia Tártara, penso que logo será estreitado aos seus pais diretos e aqueles que ele apoia com dinheiro que generosamente recebe do mesmo governo ocidental e das instituições ocidentais. Na Crimeia ucraniana, Dzhemilev foi requerido, na Crimeia Russa não.

3. O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto para reabilitar os Tártaros da Crimeia e outras minorias que sofreram sob Stalin. Qual é sua opinião sobre este decreto, é um bom passo em direção ao desenvolvimento dos direitos minoritários na Federação Russa e à tentativa de corrigir injustiças históricas feitas contra os tártaros da Crimeia, ou é apenas propaganda, como alguns dizem?
- O decreto do presidente Vladimir Putin pôs um fim à questão de reabilitação dos tártaros da Crimeia e dos representantes das minorias étnicas que sofreram sob Stalin. Agora a base necessária e suficiente está criada na Federação Russa pela solução de todas os problemas dos povos oprimidos, inclusive os Tártaros da Crimeia. O que diz o decreto. O caso é pela realização prática que é muito digna. Estou convicto que a solução da questão geral e nacional da Crimeia, como componente, é em interesse do fortalecimento da Federação Russa e de seu sucesso nos projetos geopolíticos iniciados por Moscou como alternativa às aspirações euroatlânticas de submissão do mundo a um centro único.

4. Há o problema do islamismo entre alguns membros da comunidade dos Tártaros da Crimeia. Quem tem interesse em trabalhar contra o Islã tradicional na Crimeia e espalha heresias tais como o wahabismo? Teve algum corpo oficial e organização por trás disto?
- O problema do extremismo internacional e do terrorismo é ua ameaça para toda humanidade. Normalmente esses fenômenos se mascaram em formas religiosas de uma ou outra religião. Mas é um puro satanismo e não tem nada em comum com as religiões do monoteísmo. No ambiente islâmico, ideias misantrópicas são cultivadas através de uma e outra seitas. A Crimeia não foi exceção. E entre os Tártaros da Crimeia houve aqueles que infestaram um vírus perigoso. Praticamente na Crimeia eles não permanecem, todos eles fugiram para a Ucrânia onde são usados na guerra contra a Rússia, contra a Crimeia, contra os Tártaros da Crimeia.

5. Como Tártaro da Crimeia, você tem boa opinião sobre a Turquia. Qual é sua opinião quanto à ideia da comunidade tártara da Crimeia servir como uma ponte entre Rússia e Turquia?
- A Turquia é uma ligação especial do mundo turco, sendo próxima da civilização ocidental, do mundo árabe oriental e do mundo russo. Que tipo de vetor de desenvolvimento será escolhido por Erdogan e seu time em muitos aspectos depende do destino do mundo. A Turquia é mais oriental do que ocidental. Uma integração mais próxima da Turquia moderna com o Oriente e com a Rússia, a meu ver, é mais natural do que se recusasse os valores tradicionals e a espiritualidade em favor de um "buraco negro" das "luzes" ocidentais. E neste sentido nós, os Tártaros da Crimeia, estamos prontos a nos tornarmos a "tocha" para a Turquia, tendo aberto um caminho para que o grande mundo turco entre em uma comunidade com a Rússia...

via CSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário