quinta-feira, 14 de maio de 2015

Crowdfunding para Nova Rússia: brasileiros levantam fundos para passagens aéreas

Bandeira da Nova Rússia
 A seguir, reportagem retirada de Sputnik: Ativistas organizados em torno da Frente de Solidariedade Brasileira com Ucrânia lançaram nesta quinta-feira uma campanha de crowdfunding para comprar as passagens de avião do primeiro de um grupo de quatro voluntários que se unirão às brigadas internacionais em Donbass, onde já combatem pelo menos quatro brasileiros desde o fim de 2014.

Em entrevista com Sputnik Mundo, o organizador do crowdfunding, Henrique Güntzel, de 26 anos e originário da cidade de Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, explicou que o grupo todavia não decidiu qual dos quatro interessados viajará em primeiro lugar em caso de só obterem R$ 3.500,00 (1.170 dólares) necessários.

"Todos os dias temos pessoas interessadas em lutar por Nova Rússia. Não obstante, o preço das passagens de avião subiram muito por causa do dólar", explicou Güntzel, que, ao notar o apoio da página da Frente de Solidariedade Brasileira com Ucrânia no Facebook, decidiu organizar a iniciativa.
À direita, Lusvarghi, voluntário brasileiro

"Somos quatro os que queremos viajar, não obstante, não acredito que seja o primeiro nem posso assegurar quem será porque estamos todos pendentes de regularizar nossos documentos e conseguir o dinheiro da passagem", salientou o brasileiro que disse crer na "luta a favor de um povo digno que merece sua autodeterminação". Por sua vez, o administrador da página no Facebook da Frente de Solidariedade Brasileira com Ucrânia, Raphael Machado, explicou que o crescimento da mesma foi exponencial nas últimas semanas e que "já soma em torno de 7.500 seguidores de Brasil, Rússia, Espanha, Portugal, México, Itália, Argentina e Venezuela, nessa mesma ordem".

Como o ativista admite, a Frente de Solidariedade Brasileira com Ucrânia informa aos interessados e coordena a chegada de voluntários brasileiros através de contatos em Moscou ligados ao Movimento Eurasiano, os quais, posteriormente, ajudam aos voluntários a entrar na Ucrânia e estabelecer contato com os grupos de brigadas que atuam na Nova Rússia.

"Atualmente já não estamos vinculados à unidade de voluntários da Unidade Continental, mas ao Team Vikernes, que é a unidade de Rafael Lusvarghi" explica Raphael Machado em referência ao mais conhecido dos quatro ativistas brasileiros que desde dezembro de 2014 combatem junto às milícias em Donetzk.

Segundo o ativista, além dos quatro interessados do crowdfunding, na noite de ontem chegou a Moscou um brasileiro do estado do Paraná e ao longo da sexta-feira chegará outro brasileiro procedente da França, onde reside, ao mesmo tempo que destacou que "muitos argentinos e gente da América Latina estão solicitando informação para se unir à luta".

Enquanto espera o resultado do crowdfunding, que seguirá funcionando até o próximo dia 12 de julho, Güntzel relatou seu interesse por ser o primeiro a ter a oportunidade de se unir às milícias para "evitar que o expansionismo imperialista americano siga avançando" e, com isso, "alcançar junto ao povo de Nova Rússia um exemplo de resistência no mundo".

Salientamos que os blogs Portal Legionário e Legio Victrix, que mantêm páginas no Facebook, embora não sejam um único grupo, apoiam este movimento e estão à disposição para auxiliar neste esforço.
Mapa em constante mudança que divide a área dominada pelo governo de Kiev, financiada pelos EUA e OTAN, e a da Nova Rússia, área dominada por rebeldes pró-russos, por sua vez apoiados pelo povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário