sábado, 16 de maio de 2015

Os dez exércitos mais poderosos do mundo


Os especialistas geralmente são unânimes na hora de repartir o pódio do poderio militar entre as potências do mundo. A medalha de ouro é tradicionalmente para os EUA, a prata para a Rússia e o bronze para a China. Mas quanto ao resto da lista há grandes divergências entre os especialistas.

Em várias estatísticas atuais que estimam quais são os exércitos mais poderosos do mundo, há imprecisões, sustenta o portal We Are Mighty. Em muitas, incluída a famosa lista de Global Firepower, o poderio naval de um país está determinado pelo número de navios e não por seu movimento, explica o portal, que refaz o cálculo. O resultado? Coreia do Sul tem Forças Armadas superiores às da Alemanha, enquanto a Turquia perde para o Japão e cai para a décima (e última) posição da lista, segundo reportagem retirada da RT.

1. Estados Unidos

O gasto militar dos EUA supera o total conjunto do resto da lista. Sua supremacia em número de navios e aviões em comparação com qualquer outro país também é evidente.

2. Rússia

As tropas russas contam com o maior número de tanques do mundo. Sua marinha e seu parque aéreo militar são os segundos maiores depois dos EUA.

3. China

Por enquanto, a China ocupa o terceiro lugar no 'top 10', mas realiza grandes investimentos para escalar postos. O país asiático tem o maior número de pessoal militar ativo, o segundo parque de tanques (depois da Rússia), e sua marinha e suas Forças Aéreas são as terceiras a nível global.

4. Índia

O número de pessoal militar índio é apenas um pouco inferior ao dos EUA. A cifra, combinada com os importantes parques de navios e aviões dá um resultado impressionante.

5. Reino Unido

O Reino Unido dispõe de um modesto número de aviões militares e um forte parque de tanques. Além disso, entre os 10 integrantes da lista ocupa o último lugar quanto ao pessoal militar ativo. Mas ao mesmo tempo tem a quinta marinha e o quinto maior gasto militar do planeta.

6. França

Apesar de não liderar em números, França dispõe de um equipamento muito moderno e avançado. Além disso, fabrica grande parte de seus próprios investimentos militares, o que a capacita para se armar em caso de conflito prolongado.

7. Coreia do Sul

Coreia do Sul dispõe do quinto maior número de tropas do mundo, enquanto é a sexta quanto a parques aéreos e de tanques. Os especialistas salientam que, ainda que a marinha sul-coreana (a oitava da lista) é bem menos numerosa que a de sua principal rival potencial, Coreia do Norte, é muito mais poderosa.

8. Alemanha

Os militares alemães são conhecidos por sua boa preparação e o país investe muito em armamento. Não obstante, segundo explica We Are Mighty, que coloca Alemanha só na oitava posição, o país europeu ultimamente experimenta problemas com o equipamento que fornecem os fabricantes nacionais. Além disso, Berlim depende demasiado de fontes externas de combustível.

9. Japão

Japão tem a quarta maior marinha do mundo e o quinto maior número de aeronaves militares. Não obstante, sua Constituição, reformada depois da Segunda Guerra Mundial, lhe proíbe usar suas tropas no estrangeiro.

10. Turquia

Turquia possui o quinto maior número de tanques do mundo e ocupa a sexta posição quanto a militares ativos. Seu investimento militar é o mais modesto da lista e é 32 vezes menor que a dos EUA. Não obstante, com os jihadistas do Estado Islâmico a suas portas, o preparativos bélicos turcos vão se intensificar, adverte We Are Mighty.


Nenhum comentário:

Postar um comentário